segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

dente de sabre

Tigre Dente de Sabre
    
    O Tigre Dente de Sabre ou Smilodon cujo o tamanho dos dentes caninos atingiam cerca de 20 centímetros é o mais famoso dos chamados dentes-de-sabre, haviam dois grupos básicos de Dentes de Sabre, um que incluí o Smilodon fatalis que tinham pernas curtas e eram mais parecidos com ursos do que com gatos, e um outro que possuía pernas longas e eram ágeis como os gatos atuais.
    Existiam várias espécies de Smilodons como por exemplo: Smilodon gracilis, Smilodon populator e o Smilodon fatalis. O Smilodon gracilis era um pouco menor e surgiu primeiro na América do Norte, representado acima pela primeira e segunda imagem. O Smilodon populator era o maior dentre os Tigres dentes de sabre, surgiu por último na América do sul, representado acima pela última imagem. O Smilodon fatalis o mais famoso viveu na América do Norte e com a junção dos continentes veio para a América do Sul sendo um pouco maior que o Smilodon gracilis e um pouco menor que o Smilodon populator, provavelmente se adaptou ao meio sul americano e se tornou maior dando origem ao Smilodon populator, representado acima pelas demais imagens.
    Para quem pensa que o Smilodon era um gato enorme que rugia como leões e tigres, engana-se pois ele era mais robusto que tigres, possuíam um cérebro pequeno e os músculos da mandíbula eram maiores que o dos atuais felinos.
    Os Tigres Dentes de Sabre se desenvolveram para caçar animais grandes, pois ao dar uma mordida com dentes grandes, o tamanho do ferimento causado será bem maior, fazendo com que um animal grande que é muito difícil de se abater, caía de fraqueza logo após o ataque devido a grande quantidade de sangue perdido.
    Há evidências de que os Tigres Dente de Sabre caçassem em grupos, pois o tamanho das presas abatidas era formidável, como por exemplo o bisão da imagem acima, eles eram muito semelhantes em tamanho em força com os atuais leões e tigres.
    Provavelmente os dentes de sabre lutavam entre si por disputa de território, de liderança do grupo, de fêmeas, de comida etc.., como o fazem os grandes felinos de hoje.
    Mais provável ainda teria sido o encontro entre os dentes de sabre e os homens das cavernas, que certamente disputaram o mesmo território e talvez a mesma caça, tornando assim os confrontos inevitáveis, e como o homem nessa época já manipulava instrumentos talvez tenha ajudado a extinguir essa espécie animal.
    Já foram descobertos mais de 2000 esqueletos de tigres dentes de sabre, a maioria no rancho La Brea, EUA e na Patagônia Argentina.
    Em sua época os tigres dentes de sabre estavam no topo da cadeia alimentar, mas esse "topo" era dividido com outros grandes predadores da época que com certeza competiam com o Smilodon por comida, como por exemplo os Dentes de Sabre Homotherium e o Xenosmilus, e com o Leão Americano (Panthera atrox).

Dados do Mamífero:
Nome: Tigre Dente de Sabre
Nome Científico: Smilodon fatalis, Smilodon gracilis e o Smilodon populator
Época: Pleistoceno à 12 mil anos atrás
Local onde Viveu: América do Sul e do Norte
Tamanho: 3 metros de comprimento
Peso:  300kg
Alimentação: Carnívora
FONTE:http://www.avph.com.br/smilodon.htm

domingo, 30 de janeiro de 2011

tigre de bengala


foO tigre-de-bengala (Panthera tigris tigris) é uma das 9 subespécies de tigre. É uma das espécies mais ameaçadas de extinção dentre os grandes felinos do planeta, seja pela caça ilegal ou pela destruição de seu habitat[1]. Estima-se que em 2008 existam cerca de 500 tigres-de-bengala livres no planeta; três das nove subespécies de tigres que existiam no planeta já estão extintas, e outras tendem a desaparecer pelo cruzamento genético entre subespécies diferentes[2].
Fundações como a WWF tomaram a frente da responsabilidade de propiciar a preservação dos tigres, mais especificamente do tigre-de-bengala e do tigre-siberiano(ainda mais raro). Estima-se que o percentual de tigres na Ásia hoje seja 40% menor do que em 1995, graças a esforços e ajuda humanitária, cerca de 15% já foi recuperado[3].

[editar]Sobre o tigre-de-beng

ala[4]

CaracterísticaDeAté
Altura90 cm1 m
Comprimento (fêmea)1,14 m2,60 m
Comprimento (macho)2,60 m3 m
Cauda60 cm1 m
Peso (fêmea)210kg252kg
Peso (macho)266kg302kg
Filhotes (ninhada)24
Gestação95 dias112 dias
Tempo de vida26 anos em liberdade
fonte:

//pt.wikipedia.org/wiki/Tigre-de-bengala

Como ler uma caixa taxonómicaTigre-de-bengala
Panthera tigris tigris.jpg
Estado de conservação
Classificação científica
Reino:Animalia
Filo:Chordata
Classe:Mammalia
Ordem:Carnivora
Família:Felidae
Género:Panthera
Espécie:P. tigris
Subespécie:P. t. tigris
Nome trinomial
Panthera tigris tigris
Lineu1758
Distribuição geográfica
Koenigstiger map.png

axaloti


axolotl (pronuncia-se / æksəlɒtəl / ), mexicanum Ambystoma , é o mais conhecido dos mexicanos neotenic salamandras mole pertencente ao complexo Salamandra Tigre. Larvas dessa espécie não se submeter a metamorfose , para os adultos permanecem aquáticos e guelras . A espécie é originária do lago de baseda Cidade do México e é também chamado ajolote (que também é o nome comum para a mexicana Mole Lagarto ). Axolotls são amplamente utilizados em pesquisas científicas, devido à sua capacidade de regenerar partes do corpo mais, a facilidade de reprodução, de embriões e de grande porte. Eles são mantidos geralmente como animais de estimação nos Estados Unidos, Grã-Bretanha, Austrália, Japão (vendido sob o nome looper wooper ウーパールーパー Upa Rūpa ? ) ) e outros países.
Axolotls não deve ser confundido com waterdogs , a fase larval do estreitamente relacionados salamandras tigre ( Ambystoma tigrinum e mavortium Ambystoma ), que são comuns em grande parte da América do Norte e também, ocasionalmente, tornar-se neotenic, nem com mudpuppies ( Necturus spp. ), totalmente salamandras aquáticas que não estão intimamente relacionados com o axolotl, mas carregam uma semelhança superficial.
A partir de 2010 , axolotes selvagens estão perto da extinção [ 1 ] devido à urbanização na Cidade do México e de águas poluídas. Nonnative peixes como a tilápia Africano e carpa asiática também têm sido recentemente introduzidas para as águas. Estes peixes novos têm comido a axolotes «jovem, bem como a sua principal fonte de alimento. [ 2 ] O axolotl é atualmente a União Internacional para Conservação da Natureza Lista Vermelha de espécies ameaçadas anual. [ 3 ]

Axolotl
Leucoses espécime
O estado de conservação
Classificação científica
Reino:Animalia
FiloCordados
Classe:Amphibia
Ordem:Caudata
Família:Ambystomatidae
Gênero:Ambystoma
Espécie:mexicanum A.
Nome Binomial
Ambystoma mexicanum
fonte:http://en.wikipedia.org/wiki/Axolotl